top of page

Endocrinologia

    O endocrinologista é o profissional que trata dos transtornos das glândulas endócrinas – responsáveis por vários tipos de hormônios do nosso corpo. Quando essas glândulas não vão bem, o metabolismo, automaticamente, desregula-se e afeta o funcionamento do organismo, causando diversos tipos de doença tais como: hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos de tireoide, câncer de tireoide, distúrbios do crescimento e do metabolismo, diabetes e até mesmo obesidade.

   Por isso, o endocrinologista é também bastante indicado no auxílio do emagrecimento, pois quem sofre de algum distúrbio hormonal tende a ter mais dificuldade para perder peso.

    No caso das mulheres, esse profissional é extremamente importante principalmente após os 40 anos, quando os sintomas da menopausa começam a aparecer com mais frequência. O corpo da mulher tende a sofrer várias transformações e o endocrinologista está habilitado a orientar para que isso aconteça sem grandes manifestações negativas que podem interferir na autoestima da mulher.

    Com a ajuda de um endocrinologista e uma avaliação detalhada da saúde hormonal torna-se mais fácil descobrir e tratar possíveis complicações que fazem parte do “pacote” menopausa. A menopausa se caracteriza pelas alterações da função ovariana, como a queda do estrogênio e dos níveis de testosterona que é importante para a manutenção da libido.

    Depois de uma avaliação, a reposição hormonal pode ser necessária e se o paciente aceitá-la, ele receberá orientações médicas sobre que método adotar: terapias, ajustes na alimentação, suplementos, remédios ou medicamentos naturais.

bottom of page