top of page

Angiologia

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. 
O angiologista por sua vez é mais procurado para o tratamento de varizes – que é o surgimento de veias dilatadas e retorcidas que mais frequentemente ocorrem nos membros inferiores. Outras doenças pertinentes ao domínio do angiologista

são:

Arteriosclerose – excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;


Insuficiência Vascular Cerebral – vasos cerebrais com processo obstrutivo que, se não tratados, podem causar um AVC (Acidente Vascular Cerebral);


Trombose Venosa Profunda – problema na coagulação do sangue, obstrução de veias profundas.


Aneurisma Arterial – dilatação das artérias com risco de ruptura.


Vasculite – inflamação dos vasos.

O Angiologista atua juntamente com a cirurgia vascular, sendo este o modo de tratamento para as doenças detectadas pelo médico especializado.

O cirurgião vascular pode tratar tanto dos vasos da região abdominal, como das pernas, do tórax, do pescoço e também dos membros superiores, atuando na correção tanto de artérias com estenoses – artérias que sofreram estreitamento, como artérias dilatadas, obstruídas ou que sofreram algum tipo de traumatismo.

bottom of page